Vendas crescem e concessionárias têm falta de carros novos
Redução do IPI alavancou as vendas de automóveis. Clientes encontram falta de modelos novos nas lojas.
O aumento do crédito e a redução o IPI, o imposto sobre produtos industrializados, fizeram o consumidor voltar a comprar carro zero. O mercado registrou um aumento de 5,11% nas vendas em relação a dezembro de 2008. Mas, ao mesmo tempo, as montadoras estavam pisando no freio e dando férias coletivas aos funcionários.
Resultado: agora já faltam alguns modelos novos no mercado.
É o segundo mês consecutivo de crescimento desde setembro, quando a crise financeira jogou água fria num setor que vinha registrando recordes de vendas.
“A gente recebe muito bem o fato de que esse setor, que é o de maior volume, que é o de automóveis, terminou a queda e continua com uma tentativa de crescimento. Mas ela é muito modesta ainda”, disse Sérgio Reze, presidente da Fenabrave.
A estilista Tammy Saad comprou um, mas só viu o carro pela foto. “Está tendo uma semana, 15 dias de espera. Mas para quem não tem pressa, acho que é uma boa opção”.
O gerente Marcos Menelau comemora. “O mercado afastou de vez a hipótese de crise no mercado de automóveis”.
“Em abril, teremos quadro totalmente diferente, passamos pela fase mais aguda, ela vai se amenizando. As fábricas vão estar produzindo aquilo que os consumidores estão querendo comprar”, disse consultor André Beer.